sábado, 15 de dezembro de 2012

Origens do Cão Doméstico

O cão doméstico é um mamífero carnívoro que pertence à família Canidae, que inclui animais selvagens e as raposas, e mais especificamente ao género Canis, que inclui os coiotes, os chacais e os lobos.
A pesar da grande variedade de formas, que são reconhecidas hoje em dia por diferentes autoridades várias centenas de raças diferentes, o cão doméstico é normalmente designado apenas como uma espécie, Canis Familiaris; um descendente do Lobo Cinzento, mas uma variedade doméstica.
Os progenitores de diferentes espécies de cães domésticos desenvolveram-se independentemente a partir das numerosas subespécies do Lobo Cinzento, que incluem os Lobos Timber de Leste, Tundra, Árabe, Indiano, Tibetano e do Deserto Asiático, sendo também provável que os cães domesticados tenham procriado com os seus antepassados em várias alturas do seu desenvolvimento, contribuindo para a diversidade entre raças.
De facto, o cão desenvolveu uma quantidade de tamanhos, formas e especializações maior do que qualquer outra espécie, mas foi sem dúvida a mão do homem que produziu os maiores efeitos no desenvolvimento do cão doméstico.
Contudo, é também importante lembrar que o cão também alterou bastante a história do Homem.




Referencias:
O Guia Completo dos Cães 
Autor - Bryan Richard
Parragon

Sem comentários:

Enviar um comentário