quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Primeiros Socorros em Caso de Corte nas Patas

É frequente os cães passarem sobre estilhaços de vidro e cortarem as patas. O cão começa a coxear, levanta a pata, uiva ou gane. Se a pata sangra, geralmente significa que cortou uma das almofadas da pata.

O mais importante é estancar logo a hemorragia. Coloque uma camada grossa de gaze sobre a ferida e tape com uma ligadura de baixo para cima. Se continuar a sangrar, dê mais uma volta. Abra a compressa uma a duas horas mais tarde para analisar melhor a situação. Se o golpe for profundo com os bordos bem separados, o cão necessita de pontos para curar a pata. Se o corte tiver apenas dois a quatro milímetros de profundidade, não precisa de pontos. A ferida deve ser limpa com cuidado, aplicando em seguida uma pomada desinfectante e uma nova ligadura. Substitua-a decorridos três dias; seis dias mais tarde a ferida já deve estar quase curada e pode remover a ligadura.

Os cortes nas patas acontecem diariamente. Embora inofensivos, levam por vezes a situações dramáticas só porque não se coloca uma ligadura. Sempre que passear o cão deve levar não só as gulodices habituais como também uma ligadura. Não custa nada e poupa-lhe dissabores


Referências:
Conselhos sobre Saúde
Cães | Raças, Criação e Cuidados
Literal Azul 

Sem comentários:

Enviar um comentário