quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Raça SPHYNX - Esfinge

Hoje dedicamos o dia ao gato de raça SPHYNX - Esfinge 


Origens e História:
Talvez o mais conhecido dos gatos sem pêlo, é reconhecido tanto na América como na Grã-Bretanha. Descende de várias ocorrências de uma mutação natural - gatos sem pêlo nascidos do cruzamento entre um gato de quinta e um gato vadio, que depois acasalaram com um Rex de Devon.
O gene da ausência de pêlo revelou-se mais forte do que o do pêlo rex, e o Esfinge foi definido como raça. Apesar do aspecto bastante estranho, com pele engelhada e orelhas grandes semelhantes às de um morcego, é um gato dócil, com uma disposição agradável que depressa conquista admiradores. Na realidade, não é glabro - a sua pele semelhante a camurça tem uma suave penugem de pêssego, e precisa de ser esfregado com uma camurça ou regularmente lavado com champô para remover os óleos naturais que se acumulam na pele. É sensível ao sol e ao frio, devendo ficar em casa, mas é um bom companheiro para crianças e para outros animais. 

Designações alternativas: Canadian Hairless, Moonstone Cat

Origem: América do Norte/ Europa

Descrição: Gato musculoso e arredondado, com a cabeça redonda e cuneiforme, olhos grandes e redondos, orelhas enormes, pernas compridas e musculosas e uma cauda esguia e afilada. O corpo parece glabro, mas muitas vezes está coberto por uma penugem fina.

Temperamento: Meigo, dócil e brincalhão.

Raças semelhantes: O Peterbald tem um aspecto muito semelhante.

[O Guia Completo dos Gatos, Parragon]


A www.petfood.pt recomenda alimentação específica para esta raça. Entre outras, poderá utilizar http://petfood.pt/gatos/royal-canin-feline-racas-especificas.html.

Sem comentários:

Enviar um comentário