quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Vacinação contra Carraças?

É frequente as pessoas perguntarem se devem ou não vacinar o cão contra as carraças. Contudo, não existe qualquer vacina "contra carraças", mas antes contra algumas das doenças transmitidas pelas carraças, sendo as mais conhecidas a borreliose de Lyme, provocada por bactérias, e a TBE (encefalite provocada por picada de carraça), induzida por um vírus.

O ser humano pode ser vacinado contra a TBE. Os dados sobre a frequência da TBE. Os dados sobre a frequência da TBE nos cães são contraditórios pois a maioria dos primeiros relatos sobre a doença mostraram ser falsos: na realidade, tratava-se geralmente de outras patologias. Na Europa é raro os cães contraírem TBE, não existindo atualmente vacina para cães. A unica vacina disponível em Portugal destina-se exclusivamente ao uso humano. Tendo em consideração que se trata de uma doença rara, a vacina para a TBE para os cães não é imprescindível em Portugal.

No que diz respeito à borreliose de Lyme, a situação é diferente, na medida em que na Europa Central existe uma vacina cotra esta doença - mas apenas para cães  e não para o ser humano.


Referências:
Conselhos sobre saúde
Cães | Raças, Criação e Cuidados
Literal Azul

Sem comentários:

Enviar um comentário