sábado, 22 de dezembro de 2012

Primeiros Socorros em Caso de Insolação Canina


Quando está calor os cães podem sofrer facilmente de uma insolação, sendo os cães com uma pelagem longa ou preta particularmente sensíveis. A s raças com focinho curto, como é o caso do Carlin ou do Épagneul pequinês, bem como os cães com excesso de peso ou com problemas cardíacos são também um grupo de risco.


A insolação pode ocorrer não só quando a temperatura é muito elevada mas também após grandes esforços físicos. A causa mais frequente de insolação nos cães é uma questão de negligência, sucedendo quando os donos deixam os cães dentro dos automóveis estacionados ao sol em dias quentes.

Se está numa região árida deve pegar no cão e procurar de imediato água (ribeiro, fonte, lago). Primeiro salpique o cão com água e depois mergulhe todo o corpo até à cabeça e deixe-o arrefecer durante pelo menos 15 minutos.

Se estiver dentro de casa, coloque imediatamente o animal na banheira, tape o ralo e passe o chuveiro pelo corpo para arrefecer. O efeito é maior à medida que o nível de água na banheira sobe. O estado do cão começa a normalizar assim que ele deixar de arfar.

Embora a sintomatologia permita recear o pior, os animais apresentam melhoras substanciais já durante a fase em que estão refrescados. Decorridos 30 minutos, a maioria já se porta como se nada tivesse acontecido.

Nunca se esqueça de pensar no excesso de calor se o seu cão começar subitamente a "dar voltas" nos meses quentes do Verão! Não se esqueça também que o uso de panos molhados nestas situações não permite uma descida suficientemente rápida da temperatura.

Referências:
Concelhos Sobre Saúde
Cães | Raças , Criação e Cuidados
Literal Azul

Sem comentários:

Enviar um comentário